Correlações entre gênero e brinquedos - como as que dizem que meninos devem brincar de bola e meninas devem brincar de boneca - parecem estar, cada vez mais, caindo em desuso. A nova aposta de muitas marcas é deixar as crianças se divertirem com o que elas quiserem. A Mattel, fabricante da Barbie, e a grife Moschino abraçaram a causa e lançaram um comercial para um novo produto, no qual mostram um menino brincando com a boneca. Desde que foi lançada, a propaganda já deu muito o que falar e a quebra do tabu vem gerando polêmica.
;
Desde que a boneca Barbie foi lançada, na década de 50, os comerciais de divulgação sempre foram protagonizados por meninas. Em um esforço recente, a produtora do brinquedo tenta desvincular a imagem da boneca de um estereótipo conservador, lançando propagandas mais alinhadas com a modernidade, incluindo visões mais abertas às questões de gênero, sexualidade, raça, entre outros.
Propaganda da Barbie com menino brincando de boneca
O último vídeo lançado, que promove a “Barbie Moschino”, resultado da parceria entre a grife italiana e a produtora do brinquedo, é o primeiro a trazer um menino com protagonista. Junto com duas meninas, ele brinca com as bonecas e diz frases como “Barbie Moschino : é tão poderosa!”.
Todos os comentários deixados na página do vídeo no YouTube aplaudem a atitude da produtora de colocar um menino no comercial da boneca. Há, inclusive, alguns relatos de homens que contam que brincavam escondidos com as Barbies. "Isso quase me fez chorar! Eu costumava brincar com as Barbies da minha irmã e sentia tanta vergonha depois. Eu estou feliz por deixarmos as crianças serem apenas crianças. Obrigada por isso! Meninos gostam de bonecas também". Outros comemoram a propagando como um sinal de evolução digno de século XXI.
Confira o vídeo a seguir.
.